Estamos Online
Chame Agora no WhatsApp

Diferenças Entre o Bloco Estrutural e o Bloco de Vedação.

Devido à sua versatilidade e resistência o bloco de concreto se tornou um dos materiais mais usados na construção. Mas, você sabia que existe mais de um tipo de bloco de concreto e cada um exerce uma função diferente?

Isso mesmo, e para que você tenha uma escolha mais assertiva no momento da construção, é de extrema importância que entenda as diferenças entre os blocos, principalmente entre os blocos de concreto que são mais utilizados, como o bloco de vedação e o bloco estrutural.

Sabendo então desta importância de conhecer os principais blocos, preparamos este artigo com as diferenças entre os blocos de vedação e os blocos estruturais.

Vamos começar entendendo cada um dos blocos.

O Que é o Bloco de Concreto Estrutural.

O Bloco estrutural é um material usado como o alicerce de uma obra, dando forma e suporte e é muito usado na alvenaria estrutural – método de construção em que as paredes são as únicas responsáveis pela estrutura de edificação e não são usados pilares ou vigas.

Saiba 8 Razões Para Usar o Bloco Estrutural.

O Que é o Bloco de Concreto de Vedação.

O bloco de concreto de vedação é usado na alvenaria de vedação, muito usado para a estruturação com ferro, aço, laje, pilares e vigas, também muito utilizado para fazer o fechamento de paredes e tem seus furos feitos na horizontal, facilitando a passagem de tubulações e fios.

Diferenças Entre o Bloco Estrutural e o de Vedação.

A alvenaria de vedação, normalmente usa blocos de concreto classe C e possui como principal característica o fato de que ela precisa suportar o próprio peso. Já a alvenaria estrutural normalmente usa blocos de concreto classes A ou B, além de suportar o próprio peso, ainda precisa suportar outras cargas e ações.

Como na alvenaria estrutural, os blocos além de serem usados como divisórias de ambientes e espaços, também respondem pela estrutura da edificação, e com isso a responsabilidade torna-se ainda maior, assim é importante conhecer bem o fornecedor, sua infraestrutura, processos de garantia de qualidade e controle tecnológico.

Já na alvenaria de vedação, os blocos servem para fechamento de paredes e divisão ambientes sem o compromisso de suportar cargas adicionais e diferentemente da alvenaria estrutural, neste sistema a sustentação da estrutura realiza-se por outros elementos estruturais, como pilares e vigas, por isso é comum que os blocos usados tenham mais opções de tamanhos para melhor conectarem-se as diferentes estruturas usadas.

Onde Conseguir Blocos de Concreto de Qualidade.

Precisa de blocos de concreto para a sua construção? Pode contar com a Blocos Oriente, temos disponível os principais blocos, todos com garantia de qualidade.

Garanta o Bloco de Concreto Com Qualidade Para a Sua Obra

Consuma Mais Conteúdo Sobre Construção e Reforma


Ideias Incríveis de Decoração (Parte II)

Leia aqui mais dicas detalhadas de ideias de decoração para você se inspirar e realizar mudanças no seu lar; de forma prática e simples!

Continuar lendo

Por Blocos Oriente | 10 de Maio de 2022 ás 10:01

Tipos de Estruturas na Construção Civil

Veja aqui neste artigo todos os tipos de estruturas na construção civil e suas funções específicas.

Continuar lendo

Por Blocos Oriente | 20 de Abril de 2022 ás 14:38

As Diferenças Entre Alvenaria Estrutural e Comum

Entenda neste artigo as diferenças nos procedimentos de alvenaria com blocos estruturais de concreto e os de alvenaria comum com tijolos.

Continuar lendo

Por Blocos Oriente | 20 de Abril de 2022 ás 14:29